Slogan

Deixe florescer o que há de bom em você!

Lavanda

Quem não se encanta com os campos de Lavanda da Provence? Cenário mais que perfeito para um ensaio de noiva. A temporada das Lavandas da Provence dura, oficialmente, de junho a agosto.



 
Fotos: Marie Labbancz


A Lavanda é conhecida popularmente como alfazema e seu nome científico é Lavandula angustifolia. A palavra Lavanda vem do latim "lavare". Lava, limpa e desintoxica.

O óleo essencial da lavanda já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis. Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e, ainda, resina, saponina, taninos cumarinas.


Dentre todos os óleos essenciais, o de Lavanda é o mais versátil, com uma gama de propriedades que vão desde a de analgésico, como também antidepressivo, anti-séptico, bactericida, descongestionante, hipotensor, repelente de insetos sedativo e vermífugo. Tem ótima atuação sobre as dores de cabeça originadas pela tensão nervosa e também sobre a insônia. (Pingue 01 gota em um algodão e coloque dentro do travesseiro).
Talvez a mais importante propriedade do óleo de Lavanda seja sua capacidade de restaurar estados de desequilíbrio (da mente ou do corpo) para aquele quadro de equilíbrio em que a cura pode ter lugar.
Em relação às emoções, abranda os conflitos, dando serenidade e clareza, aliviando as tensões relacionadas a sentimentos de raiva, medo, irritação e mágoa. Indicada também para ansiedade e estresse.



Além do óleo essencial, as flores das Lavandas são usadas para arranjos florais secos e potpourris. Secados e embalados em pequenos saquinhos de tecido de algodão são utilizados para serem colocados entre as roupas do armário para dar-lhes uma fragrância fresca e agradável, e também para impedir a presença de insetos e parasitas.


As flores de Lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade produzida pelas abelhas. O mel da variedade lavanda foi produzido inicialmente nos países que cercam o Mediterrâneo, e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior.
A lavanda também é usado como erva isoladamente ou como ingrediente da erva da Provence (França).
As Lavandas são originárias da região do Mediterrâneo. O principal produtor é a França, mas também é cultivada na Itália e Inglaterra.
Fotos: Google

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...